Em seu blog hidrocolor, meu colega de faculdade Giuliano comenta sobre a importância de um logo em sua última postagem.
Logo tipos, logo marcas, frases de impacto ("O que você vai fazer?") , frases imperativas (compre, beba, veja). O mundo gira em torno do dinheiro, a sociedade é capitalista. Criam-se produtos a toda hora e bem, eles tem que ser vendidos. A linha de produção atual é retilínea.
“Extraia matéria prima, produza, divulgue, venda, compre, use, jogue fora, compre outro.”
É o que vivemos todos os dias, mas e se parar-mos para refletir um pouco sobre essa linha de produção?
“Extraia muita matéria prima, produza em grande escala para minimizar custos, divulgue do modo menos limpo e mais persuasivo, venda por preços baixos produtos de qualidade baixa, compre o que ELES MANDARAM você comprar, use por pouco tempo seu descartável, jogue fora em qualquer lugar para ajudar a poluir o globo, compre outro e seja o que chamamos de CONSUMIDOR EXEMPLAR.”
Tudo isso são fatos.
Após atrair o cliente com seu logo, o que você vai fazer para que na cabeça dele entre a idéia que você quer passar?
O cara cria um produto e tem que divulga-lo. O caminho para que esse produto chegue no cliente e para que a idéia vendida pelo mesmo impregne em sua mente é complicadíssimo.
Podem-se ver comerciais milionários novos de um produto a cada mês, diferentes lugares onde aquele logo foi aplicado e mesmo assim, a idéia que ele transmite é sempre a mesma. Já fomos condicionados a atribuir um significado a um desenho. Quando se quer mudar a política da empresa, dizer ao mundo que ela está mudando, a formula é muito simples:
Muda o desenho, isso vai dar um “reset” na cabeça do espectador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário