domingo, 8 de agosto de 2010

A imagem perfeita



Quantos não passam horas tentando tirar a melhor foto do assunto. Mas quem também nunca deu a sorte de na primeira ter acertado em cheio o momento do click e a foto ter ficado exatamente como você queria? É o caso dessa foto.

Eu estava no PhotoImage de 2010, passeando por vários estandes quando me deparo com esta modelo que estava sendo desenhada por um artista. A feira tinha muitas traquitanas tecnológicas, não via vida nenhuma naquele lugar. E claro, uma moça sentada em um sofá claro, uma parede azul de tom pastel claro também, com uma roupa amarela toda brilhante e chamativa, impossível não olhar. Porém ela não parecia muito contente, o artista que a estava desenhando, parecia mais que estava fazendo uma caricatura do que um desenho e ela ao perceber, não parecia muito empolgada em posar para ele.

Bom, tirar uma foto ou fazer um desenho de alguém, isso qualquer um pode fazer, agora para uma boa arte, é necessário que haja o entrosamento entre artista e modelo. E sim, existem estudos para que essa seja empatia seja atingida, mas não cabe aqui este assunto no momento, o importante é que não havia esse entrosamento entre modelo e desenhista. Ou seja, se eu quisesse tirar uma foto dela, logo não iria ficar bom. Então ambos criaram um break. Ela levantou, ficou falando no celular por algum momento, notei que ao longo do telefonema ela ia se animando um pouco, e um pouco, até estar de bem com a vida novamente.

Assim que ela se sentou novamente, apontei minha câmera para ela e fiz um sinal dizendo “Quero tirar uma foto sua, eu posso?” e após um sorriso de afirmação, ela apenas posou para mim com uma autenticidade indiscutível e tive apenas um momento para fazer aquela foto antes de ela voltar a posar para o desenhista.

Um comentário:

RdS disse...

É verdade, aquela feira parecia carecida de vida mesmo. Só posso dizer uma coisa: Bela foto, belo post. Interessante como uma "simples" foto à primeira vista pode conter coisas/histórias que nem imaginamos por trás de sua concepção...