Este é um resumo feito por mim do capítulo 25 do livro Logística Industrial -
Floriano C. Do Amaral Gurgel
para melhor compreensão das funções das embalagens.
Funções das Embalagens:
A embalagem na Logística Industrial preenche as seguintes funções:
Tecnológicas: Proteção mecânica, física e química da mercadoria.
Mercadológicas: Contém importante função na comunicação, está relacionada com o a atividade de vendas, principalmente relacionada à embalagem de comercialização.
Econômica: O custo da embalagem é um importante fator a se levar em conta para que a mesma não fique mais cara do que o próprio manufaturado.
A utilização de uma boa embalagem ajuda a vender o produto a um melhor preço para que o mesmo seja aprimorado. Uma boa embalagem pode ser o fator decisivo na hora da preferencia do usuário por produtos exatamente iguais.
Para a elaboração da embalagem, deve-se pensar em:
Sua finalidade: diferentes produtos exigem embalagens de materiais e tratamentos diferentes na indústria.
Proteção: pensar como a embalagem pode proteger o produto.
Aparência: Embalagens de caneta e isqueiros são embalados para parecerem jóias agregando a eles valor.
Custo: A redução de perdas de produtos por movimentação e armazenamento pode ser obtida através de uma embalagem bem projetada. Porém não criar uma superembalagem que proteja muito o produto e faça com que seu preço se eleve de mais e nem criar uma subembalagem que provoque muitas perdas do produto embalado.
Embalagem de Comercialização:
Alguns fatores que devem ser levados em conta:
Distribuição Local: Caso o produto seja distribuído localmente, pode-se pensar numa distribuição sem muitos cuidados, podendo-se fazer o recolhimento do produtos diariamente.
Praças diferentes: Quando o produto é distribuído em outra cidade, deve-se pensar numa embalagem que aumente o tempo de vida do produto e evite a devolução do mesmo.
Auto-serviço: A ausência do balconista fará com que a embalagem seja a única responsável pela venda do produto.
A embalagem deve chamar a atenção do usuário pela sua visibilidade e legibilidade, com a atenção do cliente atraída, a embalagem deve transformar a atenção em interesse, o cliente deve desejar o produto e fazer com que com aquele produto, as necessidades do cliente sejam sanadas.
Adequação da embalagem à manufatura
A embalagem deve ser desenvolvida adequando-a à manufatura fácil e sem problemas.
Manuseio da embalagem: Quando a empresa não utiliza máquinas para o embalamento do produto, cabendo aos operários esta função preparando a embalagem para receber o produto.
Maquinização da embalagem: a montagem e embalamento automático sem a interferência da mão humana.
As embalagens devem ser estudadas para uma fácil armação na linha de montagem, deverá cumprir todas as disposições legais, ou o produto deverá ter auto proteção ou é função da embalagem protege-lo.
Proteção do produto pela embalagem
Alguns fatores que influenciam na interação do produto com a embalagem
Aceleração: proteger o produto contra manuseios bruscos
Empilhamento: proteção contra pressões de empilhamento quando o produto não suportar o peso.
Choques: não devem afetar o produto
Ambiente: tempo, luz, ar e outros
Meio: ação de odores e sabores do meio
Vedação: saída do ambiente interno do produto
Venda errada: perda de identificação ou utilização errada do produto
Furto: proteção contra furto
Compatibilidade: danos causado pela embalagem em contato com o produto
Aceleração da gravidade
O fator G de um produto é determinado pela capacidade de sua embalagem resistir a determinada intensidade de gravidade gerada durante o transporte ou movimentação.
As fábricas procuram fazer vários testes alterando G para notar como o produto reage. Assim podem ver em que fatores podem melhorar a embalagem.
Se leu o resumo acima, deixe um comentário dizendo o que achou.
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