sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vida de Designer - Vivendo Design



Não vou falar aqui do Designer que o Lazaro Ramos interpreta na novela (André em Insensato Coração), onde ele ganha muito dinheiro, vai a festas glamorosas e não tem olheiras. Sim, ELE DORME, mas claro, novela é ficção. Ou seja, o cara é designer, é jovem e já é um bom vivã.
Mas quem trabalha na área sabe que as coisas são um pouco diferentes do que é mostrado na telinha da Globo.

Somos tratados com um descaso muito grande na maioria dos casos pois por vezes, o cliente que atendemos não sabe exatamente o que agente faz, e por isso reclama do preço, fica mandando você mudar o projeto e quer tudo para ontem. Mas a culpa é do cliente? É claro… QUE NÃO. Infelizmente isso é cultural, quem é designer não é reconhecido aqui.
Lembro do caso do pai de meu amigo que sempre diz que ele vai para a faculdade fazer "deseinho", aprender a desenhar. Acho que o assunto Design é muito pouco discutido, e é discutido apenas em rodinhas de "designers apaixonados pelo que fazem".

Só quem trabalha com design, sabe o trabalho que temos para evangelizar as pessoas dizendo o que é que nós fazemos. E depois de explicar tudo direitinho, com muita calma e paciência, a pessoa vira e te diz: Nossa, é isso que você faz? Preciso de você para fazer um serviço para mim.

Confesso que eu tenho que estar me vendendo a cada instante para as pessoas  explicando o que um designer gráfico faz. Mas tem outro ponto para você tentar se imaginar do outro lado, você como cliente.
Eu estou me especializando a cada dia mais a fazer SEO. Mas por acaso você sabe o que é SEO? Sabe como explicar e convencer um cliente a fazer no site dele? Pois então, tenho muita dificuldades para vender este serviço que poucos conhecem.

Muitas pessoas e empresar precisam de um designer, porém infelizmente não sabem que existe este profissional, e é isso que faz com que os famosos “micreiros” ganhem alguns trocados. Quando falta conhecimento, rei é aquele que tem um bom papo.

Caso contrário, caso você não se venda para todos seus amigos e pessoas que conhece, você diz que é Designer e a pessoa responde “Nossa, que legal, profissão bacana.” E ponto, assunto acabado.

Mas você, Designer; me responda uma coisa: Quantas pessoas você já explicou o que você faz?


O título deste post é uma referência ao blog Falando de Design, onde se encontra o texto O designer da novela,.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, ainda não sou designer, mas pretendo estudar para quem sabe um dia ser um

Gustavo Fiorin disse...

Cara, vc é o cara! Adorei esse texto, ele exprime exatamente o que passamos e desfaz toda essa magia criada nas telas das novelas. Nossa profissão além de árdua, cansativa, requer muito estudo, trabalho e dedicação, e ainda assim não é regulamentada, o que é um absurdo sem tamanho. Por isso mesmo é que eu só votarei em políticos o dia em que um deles lançar essa emenda: Regulamentação da profissão dos designers. Parabéns, seu site é excelente, gostei muito.

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida...saber desenhar, digo, aqueles que tem facilidade para desenhar terá mais facilidade ao entrar em um curso de Design gráfico ? Ou uma pessoa que não sabe nada sobre desenho ou Design terá mais dificuldades ao se incluir nesse meio ?