segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dicas para identificar qual o tipo do seu cliente.


Qual o tipo do seu cliente? Identifique o perfil do seu cliente.

Existem vários tipos de clientes, e você deve saber identificá-los. Não é difícil, mas é extremamente importante saber qual o tipo do seu cliente para saber como dar a ele um tratamento personalizado.


Alguns tipos de clientes:

Existem os novos clientes que podem vir por...
Indicação:
Existem aqueles que vem até você através de uma indicação. Este são menos receosos, não irão desconfiar de tudo o que vocês disser pois já viram um ou mais trabalhos seus. É bom "ganhar" um cliente através de uma indicação pois quando você foi indicado por alguém, tenha certeza que essa indicação veio junto com elogios sobre um trabalho seu já realizado.

Publicidade:
Existem os cliente que ficaram sabendo que você existe através de um tipo de publicidade, alguma mídia que tornou você visível para os desconhecidos. O cliente está buscando um determinado tipo de serviço e pode ter caído no seu site sem querer, pode ter buscado exatamente a sua especialidade e ter te encontrado ou pode ter visto um anúncio seu em uma mídia impressa ou on-line.  Este tipo de cliente que chega até você dessa forma é o mais difícil pois quando ele tomou conhecimento da sua existência, com certeza ele foi buscar referências sobre você. Se ele encontrar algo negativo publicado, a chance de você perder este tipo de cliente é enorme. Durante as reuniões e entregas; qualquer erro seu, atraso nos prazos ou conflito de informações por mau entendimento do cliente, ele poderá até terminar este job com você, mas não espere por um futuro contato dele.


Existe aquele que já foi seu cliente...
... e a ideia aqui é você fidelizar aquele cara. Por tanto, é necessário pensar em estratégias para tal.
Essa parte depende muito do seu perfil e/ou perfil do seu estúdio. As pessoas gostam de ser lembradas, com os seus clientes não é diferente. Coisas simples como enviar um e-mail na data de aniversário, ou até algo mais personalizado como enviar um cartão de "feliz dia da secretária" para a funcionária do seu cliente. Montar uma planilha de datas comemorativas que são legais para se fazer uma ação de fidelização é um passo simples e funcional.

Mas algumas coisas devem estar sempre em mente:
- Não fique mimando de mais seu cliente, tratar ele bem é importante, porém concentre suas energias em realizar um ótimo job para ele. Não adianta ter o melhor atendimento com um serviço mais ou menos.
- Cuidado com a intimidade, lembre-se, ele é seu cliente, e não seu amigo. Ele vai querer se aproveitar de você caso vocês tenham muita intimidade. Quando alguém diz "Faz mais barato esse preço pra mim, nós nos conhecemos a tanto tempo não é?", na verdade a pessoa está te dizendo "Você é bom no que faz e quero fazer outro serviço com você, mas como sou esperto, eu quero um desconto seu". Isso nos leva ao próximo item.
- Não seja uma máquina de vendas, seja um negociador. Se seu cliente é antigo e ele te pedir um desconto, evite respostas como "não", "não tem como", "não dá". Procure uma alternativa. Desde oferecer um serviço extra de brinde pela fidelidade até tentar negociar contratos de duração maior, porém com preço menor.


Saiba realmente quem é seu cliente e para quem é que você irá realizar o trabalho. As vezes o cliente é o dono de uma empresa, porém quem você deverá atender não é o empresário, e sim os consumidores daquela empresa.
Não adianta você criar um projeto atendendo aos consumidores da empresa se você não sabe o perfil do dono da empresa, na primeira reunião vocês já se desentenderão. Como também não adianta criar o projeto que o dono da empresa considera perfeito se esse projeto não atende aos consumidores da empresa.

Entenda quem é a pessoa que está lhe contratando, ouça o que ela quer. Explique seu trabalho, analise o público alvo, apresente seu ponto de vista e discuta ideias. Só a partir dessa discussão será possível descobrir se este job é mesmo para você, se é melhor você recomendar um amigo ou é melhor você cair fora e fugir de uma possível roubada.

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