sábado, 2 de outubro de 2010

Funções das Embalagens

Este é um resumo feito por mim do capítulo 25 do livro Logística Industrial -



  • Floriano C. Do Amaral Gurgel 




  • para melhor compreensão das funções das embalagens.

    Funções das Embalagens:
    A embalagem na Logística Industrial preenche as seguintes funções:
    Tecnológicas: Proteção mecânica, física e química da mercadoria.
    Mercadológicas: Contém importante função na comunicação, está relacionada com o a atividade de vendas, principalmente relacionada à embalagem de comercialização.
    Econômica: O custo da embalagem é um importante fator a se levar em conta para que a mesma não fique mais cara do que o próprio manufaturado.

    A utilização de uma boa embalagem ajuda a vender o produto a um melhor preço para que o mesmo seja aprimorado. Uma boa embalagem pode ser o fator decisivo na hora da preferencia do usuário por produtos exatamente iguais.

    Para a elaboração da embalagem, deve-se pensar em:
    Sua finalidade: diferentes produtos exigem embalagens de materiais e tratamentos diferentes na indústria.
    Proteção: pensar como a embalagem pode proteger o produto.
    Aparência: Embalagens de caneta e isqueiros são embalados para parecerem jóias agregando a eles valor.
    Custo: A redução de perdas de produtos por movimentação e armazenamento pode ser obtida através de uma embalagem bem projetada. Porém não criar uma superembalagem que proteja muito o produto e faça com que seu preço se eleve de mais e nem criar uma subembalagem que provoque muitas perdas do produto embalado.

    Embalagem de Comercialização:
    Alguns fatores que devem ser levados em conta:
    Distribuição Local: Caso o produto seja distribuído localmente, pode-se pensar numa distribuição sem muitos cuidados, podendo-se fazer o recolhimento do produtos diariamente.
    Praças diferentes: Quando o produto é distribuído em outra cidade, deve-se pensar numa embalagem que aumente o tempo de vida do produto e evite a devolução do mesmo.
    Auto-serviço: A ausência do balconista fará com que a embalagem seja a única responsável pela venda do produto.

    A embalagem deve chamar a atenção do usuário pela sua visibilidade e legibilidade, com a atenção do cliente atraída, a embalagem deve transformar a atenção em interesse, o cliente deve desejar o produto e fazer com que com aquele produto, as necessidades do cliente sejam sanadas.

    Adequação da embalagem à manufatura
    A embalagem deve ser desenvolvida adequando-a à manufatura fácil e sem problemas.
    Manuseio da embalagem: Quando a empresa não utiliza máquinas para o embalamento do produto, cabendo aos operários esta função preparando a embalagem para receber o produto.
    Maquinização da embalagem: a montagem e embalamento automático sem a interferência da mão humana.
    As embalagens devem ser estudadas para uma fácil armação na linha de montagem, deverá cumprir todas as disposições legais, ou o produto deverá ter auto proteção ou é função da embalagem protege-lo.

    Proteção do produto pela embalagem
    Alguns fatores que influenciam na interação do produto com a embalagem
    Aceleração: proteger o produto contra manuseios bruscos
    Empilhamento: proteção contra pressões de empilhamento quando o produto não suportar o peso.
    Choques: não devem afetar o produto
    Ambiente: tempo, luz, ar e outros
    Meio: ação de odores e sabores do meio
    Vedação: saída do ambiente interno do produto
    Venda errada: perda de identificação ou utilização errada do produto
    Furto: proteção contra furto
    Compatibilidade: danos causado pela embalagem em contato com o produto

    Aceleração da gravidade
    O fator G de um produto é determinado pela capacidade de sua embalagem resistir a determinada intensidade de gravidade gerada durante o transporte ou movimentação.
    As fábricas procuram fazer vários testes alterando G para notar como o produto reage. Assim podem ver  em que fatores podem melhorar a embalagem.


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