quinta-feira, 26 de maio de 2011

Apresentação de Proposta para o Cliente

Olá querido estudante de design, comunicador visual, colega designer, leitor ou colaborador. Na faculdade estamos criando nossa empresa fictícia produtora de conteúdo digital. Nossa empresa vai desde criar sites até realizar e aperfeiçoar questões de SEO. Porém não vou falar muito dela agora, e sim, como a nossa empresa cria a Apresentação de uma Proposta para o Cliente.

Nesse post vou falar sobre a metodologia que planejei para se criar uma apresentação do projeto para o cliente da nossa empresa.



Passamos por algumas etapas como calcular todos os custos da nossa empresa e valores dos serviços prestados, porém a etapa final é apresentar a empresa criada para o professor, Kito, que além de nosso professor, também é diretor de criação em uma empresa de Design especializada em Identidade Visual corporativa. Ou seja, ele neste trabalho assumirá o papel de investidor, e precisamos montar uma apresentação para ele sobre nossa empresa e convence-lo a investir na mesma.

Após ler um artigo de como conquistar investidores no site Papo de Empreendedor, refleti sobre alguns apontamentos e coloco aqui as questões chaves e suas respectivas respostas para nossa apresentação do trabalho.

Desenvolvi abaixo um pequeno esquema de como criaremos a apresentação de uma proposta para os nossos clientes.

1- Qual o seu atual cenário?
Nessa parte da apresentação, pretende-se, através de diversos fatores, apresentar e criar uma breve análise da empresa do nosso cliente.

2- De que forma podemos ajudar sua empresa?
É neste momento que criamos mais uma oportunidade para nos apresentar melhor, da forma que queremos que o cliente nos enxergue. Exaltamos nossos pontos positivos de interesse para o cliente.

3- O que podemos fazer por você?
Neste momento da apresentação é que nós damos uma pequena introdução do que nós iremos propor para o cliente. Um bom momento para apresentar-mos etapas de desenvolvimento, briefings, alguns rascunhos e teste, o por que do nosso direcionamento...

4- Quais os princípios da sua empresa?
Neste ponto reforçamos os princípios da empresa do cliente mostrando a ele que o que propusemos aparenta ser inovador, porém apesar disso, nossa proposta segue o perfil da empresa dele.

5- O que propomos?
Aqui é a etapa que nós apresentamos a proposta de forma mais completa e detalhada, para que o cliente a entenda melhor.

6- O que gostaríamos de vocês?
O cliente muitas vezes não entende muito bem qual é exatamente o nosso serviço, apenas nos contrata e pensa que está tudo certo. Porém é necessário nos aproximar-mos dele e fazermos o trabalho "junto" com ele. Queremos fazer o cliente além de nos contratar para um projeto de re-design, criação, ilustração ou outro serviço, instigar ele à participar do processo. Faremos isso da seguinte forma:
-Vamos indagar ao cliente o que nós esperamos dele durante o projeto. Criar expectativas com o cliente, fazer com que ele se sinta também responsável pelo projeto. Passar um mínimo de responsabilidade para o cliente faz com que ele se sinta da nossa equipe, tornando-o também um dos responsáveis pelo sucesso projeto.
Isso evita aquele cliente "Meu chefe mandou te contratar, faz ai pra mim!".

7- O que buscamos com esse projeto?
Aqui nós começamos apresentar para o cliente quais os objetivos que pretendemos alcançar durante e/ou após a realização da nossa parceria com ele. Frisar essa relação de parceria com o cliente, isso é algo que estão nos valores da nossa empresa.

O designer é amigo do cliente e o cliente é amigo do designer. (repita em forma de mantra)

E assim encerramos a apresentação de um projeto para o cliente.






Descrevi as etapas da apresentação, agora vou citar as características da mesma.

Apresente-se:
O objetivo principal é a apresentação do projeto, mas não apenas isso. A apresentação do projeto é um momento, então aproveite-se disso. Antes de mais nada, você deve saber quanto tempo seu cliente tem disponível para você realizar sua proposta. A partir disso, não apresente apenas o projeto, aproveite para apresentar a si mesmo. Você é o representante / apresentador / palestrante da empresa, você é a imagem da sua empresa.  Mostre todas as suas qualidades e todas as qualidades que sua empresa tem de forma sutil. Parece óbvio por ser feito de forma inconsciente, mas pense e planeje: Como quero ser visto? Quais são os valores da minha empresa? Como posso demonstrá-los nessa apresentação?

Crie uma apresentação atraente:
Já escrevi aqui sobre como identificar seu tipo de cliente, por tanto, seja ele o cliente que for, novo ou aquele que nunca fez um trabalho com você, você tem que surpreendê-lo.
Quando o cliente é novo, aquela é a chance de você fisgá-lo, ele está de mente bem aberta a te ouvir, porém poderá falar pouco, então cuidado com a imagem que transmite.
Quando é aquele cliente que já te conhece e está buscando você para realizar um novo serviço, é importante perceber se ele quer mais do mesmo (em versão ainda melhor), ou se ele quer algo completamente revolucionário para a empresa dele.

E por último, a personalização da apresentação:
Apesar de acima eu ter citado um modo de organizar a apresentação, cada apresentação deve ser completamente diferente da outra. Devemos pensar em diversos fatores: o cliente muda, a idéia muda, o briefing muda, o momento do cliente muda, o perfil da empresa muda. Não existe uma receita de bolo para se criar uma apresentação para um cliente, porém busque os ingredientes corretos. Então cito aqui alguns pontos que, quando pensamos sobre, eles refletem diretamente na criação da apresentação: Identificar o perfil do cliente, perfil da empresa, momento que a apresentação será feita, momento que o projeto será implantado, o momento que a empresa está passando, os clientes do seu cliente e até os funcionários do cliente podem influenciar. Abra um leque de possibilidades de análise, recolha dados e decida quais são úteis e quais não.

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